O Professor Antonio Flávio Barbosa Moreira define Currículo como “Um conjunto de experiências de aprendizagem, organizado pela escola, sobre responsabilidade da escola...”. Porém, quando analisa a relação entre Currículo e sociedade fala que a Currículo pode sofrer influências de grupos determinantes, dizendo:
“Por outro lado, é importante também acentuar que o currículo não reflete apenas as demandas da sociedade. Ele também pode contribuir por suas ações, pelos seus efeitos nos estudantes, para efetuar mudanças nessa sociedade. Portanto, é uma via de mão dupla”.
Sendo assim, a caracterização de um Currículo que se desenvolve com o uso do computador e da internet nas atividades de sala de aula só vem corroborar com flexibilização desse currículo. Pois, esses materiais tecnológicos oferece ao educando, nessa via de mão dupla, como cita o Profº.: Antônio Flávio, a oportunidade de aprimorar sua própria identidade, devido grande acesso a informações, que, se trabalhadas pelo Professor em seu currículo na sala de aula, pode ser transformadas em conhecimentos que contribuam para que o educando possa se situar bem no seu ambiente mediato, possa ir além desse ambiente mediato, buscando novos horizontes, ampliando, portanto, suas experiências, e compreendendo melhor o mundo em que se situa.
A experiência pedagógica que desenvolvemos no Projeto: Meio Ambiente “O Caminho do Rio”, nos mostra que é importante e conflitante a seleção de conteúdos Curriculares; pois, Segundo o Profº.: Antônio Flávio os conteúdos que proporcione ao aluno uma compreensão mais precisa do mundo em que vive tem que ser priorizados e um currículo que o faça crítica do ambiente cultural em que está inserido, que o ajude a analisar os elementos que o cercam; que o ajude a compreender melhor os artefatos culturais com que ele está habituado a lidar.
Sendo que, o papel do professor é fundamental nesse processo. Ele é responsável por uma série de decisões a respeito do currículo. Portanto, ele precisa estar permanentemente refletindo sobre o currículo, sobre os conhecimentos que ele está selecionando.
Enfim, a metodologia com Projetos utilizando ferramentas tecnológicas facilita essa reflexão curricular, pois nos proporciona etapas diversas de diagnóstico e avaliação que possibilita escolhas de conteúdos que favorecem de forma efetiva o ensino aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário