sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

II SEMINÁRIO DO PROFUNCIONÁRIO - 2013.

RELATÓRIO PPS III (PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO TÉCNICA)
ASSUNTO: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas no II SEMINÁRIO DO PROFUNCIONÁRIO  de  2013.
Objeto da Apuração: Atividades Práticas Profissionais Supervisionadas III
Local: Escola Estadual Padre José Maria Do Sacramento
RELATÓRIO DO SEMINÁRIO REALIZADO PELA CURSISTA: LUZIA MANA COSTA ROSA
Acreditando na premissa de que a informação é a base para o conhecimento e que a democratização da gestão pública é fundamental para as ações do desenvolvimento do ser humano, o Curso Profuncionário, por meio da Tutora Nilza Bezerra e coordenadora Ivonete Ventura, com apoio das instituições escolares e prefeitura municipal, visando á formação de funcionários no curso técnico, proporcionou aos interessados um seminário para Fechamento dos Módulos Pedagógicos do mesmo. Que foi realizado no dia 23 de novembro de 2013 na escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Este evento foi uma oportunidade de compartilhar o que foi visto no curso, por meio de palestra, debates, slides e vídeos garantindo a interlocução com a sociedade.
APRESENTAÇÃO
A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades:
Nilza Bezerra- Tutora do curso Profuncionário
Ivonete Ventura- Coordenadora do curso Profuncionário
Sônia Aparecida de Araujo Verdelho- Diretora da Escola Padre José Maria do Sacramento
Simone Regina De Castro – Coordenadora da Escola Padre José Maria do Sacramento
Hiolanda  Curado - diretora da Escola Presidente Tancredo De Almeida Neves
Ana Ângela - Coordenadora da Escola Presidente Tancredo De Almeida Neves
Maria Aparecida Dos Santos – Representante do Sintep
Irene Ana Valadão – Aluna Representante dos Cursando
Antonio Augusto – Representante do CONSEG
Rose Bonfim Lopes – Secretaria de Educação
Vereador Cristovão Catarino Da Costa
Após a composição da mesa o cerimonial convidou os presentes a cantar o Hino Nacional.
ABERTURA
A coordenadora da Escola Padre José Maria Do Sacramento Simone Regina De Castro fez a abertura do Seminário saudando a todos, e parabenizando os cursistas por terem vencido mais uma etapa importante do curso.
Após a abertura, foi concedida a palavra aos convidados para que fizessem suas manifestações. Todos fizeram suas saudações e parabenizaram a realização do seminário pela Tutora Nilza Bezerra e coordenadora Ivonete Ventura. A Secretária de Educação Rose Bonfim Lopes manifestou-se agradecendo a comissão organizadora do evento, e agradeceu a todos que estavam presentes naquele momento, que considerou único na vida de cada um dos cursistas.
DESENVOLVIMENTO
            Após as manifestações dos convidados, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos realizados pelos cursistas.
O primeiro grupo composto pelos alunos Jair, Vanessa, Delfina e Irene apresentou um vídeo realizado por eles, intitulado (A Linha Do Tempo), sobre o módulo 2 Educadores e Educando, que falava da educação desde o descobrimento do Brasil até a Ditadura Militar.
O segundo grupo composto pelos alunos Walter, Nalva, Wanda, Genisi e Terezinha apresentou um teatro a respeito do Módulo 6 Gestão de Educação Escolar,e uma palestra promovendo uma comparação entre  Gestão de Empresa com a empresária Marilza e Gestão Escolar com a diretora Hiolanda da Escola Tancredo de Almeida Neves.
O terceiro grupo composto pelas alunas Jucilaine, Cristina, Cristiane e Luzia apresentaram slides realizados por elas, sobre o Módulo 4 Relações Interpessoais, logo após passaram uma mensagem com música feita com fotos tiradas na escola onde trabalham, sobre Relações Interpessoais No Trabalho.
O quarto grupo composto pelos alunos Antonio, Elizangela e Kenia apresentaram slides sobre o Módulo 1 Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

O quinto grupo Composto pelas alunas Daniela, Aldir, Cristiane Carvalho e Rosane Nascimento, apresentaram o Módulo 5º Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem  Sociológica da Educação,  com um vídeo Explicando sobre a construção da Lente Sociológica.

            O sexto grupo composto pelas alunas Ildete e Marquisia apresentaram slides sobre o Módulo 3 Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.
Logo após as apresentações dos grupos todos foram convidados para um lanche, com salgadinhos e refrigerante preparados pelos cursado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
            Em primeiro lugar, este trabalho foi mais um pequeno passo no nosso processo contínuo de crescimento como pessoa e funcionário da educação. E outros passos se exigem ao longo do curso.
O caminho que foi desbravado na realização deste trabalho era um caminho novo para nós. É um caminho que abre outras opções e que nos levam a um aprendizado ainda maior. Foram lançadas algumas sementes que o tempo se encarregará de dizer se atingimos ou não nosso objetivo.
Por fim, os resultados obtidos com este seminário com certeza foi muito proveitoso para todos os cursando e todos que estavam presentes.


REFERÊNCIAS: PROFUNCIONÁRIO – Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Brasília, DF.: UnB, 2008, 3ª ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário